Nyctidromus é um gênero de aves da família Caprimulgidae da ordem Caprimulgiformes.
Todos os representantes deste gênero são quase que exclusivamente noturnos. Possuem dieta insetívora e caçam no crepúsculo e em noites de lua cheia. Utilizam apenas a visão para detecção das presas, pois ao contrário de corujas e morcegos, não possuem sensores auditivos. Os bacuraus possuem plumagem críptica, e muitas vezes a identificação das espécies se torna difícil. O macho apresenta manchas brancas nas asas e retrizes, sinais importantes para uma ave noturna durante as exibições nupciais. Nidificam diretamente no solo. Os ovos são postos em uma concavidade com ou sem nenhuma forração.
Câmara Cascudo registra o uso do bacurau como amuleto. Pena de asa de bacurau cura dor de dente e algumas outras, dispostas entre a manta e sela, fazem com que o cavalo não caia nem que salte rio cheio. O autor cita também o nome popular de mede-léguas, porque a ave passa a noite pelos caminhos, olhos acesos, contando as léguas numa medição gratuita e sem fim. Parece ter havido ainda uma lenda desaparecida da qual resta um provérbio: “é dizendo e bacurau escrevendo”, para indicar a veracidade indiscutível de uma afirmativa.
O bacurau mede cerca de 30 cm de comprimento. O macho apresenta uma larga faixa nas asas (observada em voo) e os lados da cauda brancos e a fêmea possui uma estreita faixa amarelada nas asas e somente a ponta da cauda branca.
Comum em bordas de florestas, capoeiras abertas, campos com árvores isoladas, cerrados, capões de mata podendo também ser encontrado em matas secundárias e em processo de reflorestamento. Vive no chão. Só é visto durante o dia somente se espantado. Nestas ocasiões, voa curtas distâncias e logo volta a sumir em meio à vegetação rasteira, procurando se camuflar em meio as folhagens no substrato.
Ocorre em todo o Brasil, onde há florestas ou capoeiras, e também dos Estados Unidos e México até a Bolívia, Paraguai e Argentina.
O bacurauzinho-da-caatinga Mede cerca de 16 cm de comprimento. Além do padrão de cores comum da família, ambos os sexos possuem uma mancha branca na asa e o macho possui a ponta das duas últimas retrizes de cor branca. Difere de outros Caprimulgus sintópicos pelo seu pequeno porte, lembrando o bacurauzinho.
Vive nas matas secas e nas caatingas arbóreas com enclaves rochosos. Repousa em areais no Nordeste ou em lajedos negros, no Espírito Santo. É facilmente reconhecido pelo seu pequeno porte e por ser um dos poucos que voa um pouco antes do pôr-do-sol, em movimentos errantes, subindo e descendo, e muitas vezes, voando em círculos. Logo ao entardecer ou alvorecer pode-se observar apenas um ou dois indivíduos, mas logo em seguida, outras aves vão chegando até formarem um grupo esvoaçante. Durante o dia, estas aves dormem em pequenas moitas nas áreas abertas.
Endêmico das caatingas dos estados do Nordeste e norte do Espírito Santo.
O bacurau-de-lajeado mede 18 cm de comprimento. Espécie pequena e de plumagem muito escura, amarronzada, com mancha branca lateral, na garganta e, ponta da cauda branca. As fêmeas são totalmente escuras.
É encontrado nos carrascais sobre lajedos rochosos com frequência à beira-d'água, em rios encachoeirados e em bordas de matas riparias ribeirinhas. Seus hábitos são similares aos de seus congêneres.
Ocorre nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.